Eu amo o Pinterest, e todo mundo sabe, e já falamos sobre como gerar tráfego para o seu site usando essa mídia social.
O Pinterest é uma mídia social onde você consegue navegar, buscar e guardar seus pins sem precisar ter amigos ou criar redes/conexões. Você pode flanar pelos boards, pelos pins e fazer as suas seleções conforme seu gosto ou intenções.
Muitos ainda me perguntam para que serve o Pinterest e vou dizer que é para muitas finalidades. Elas estão listadas – e detalhadas, abaixo! Acompanhe!
Pinterest para além da inspiração
A maioria das pessoas usa o Pinterest como INSPIRAÇÃO, mas ele serve para muito mais situações e pode nos trazer mais oportunidades de uso.
Auto-expressão
A medida que você cria boards de determinados assuntos, seleciona imagens, curte e experimenta – uma nova funcionalidade implantada recentemente, você se expressa, você mostra as suas escolhas e divide seu estilo com os demais pinners.
Curiosidade
Uma simples busca vai te direcionar para caminhos inimagináveis! É uma delícia navegar pela plataforma e ver que temos mais e mais conteúdo sobre determinado assunto. Isso aguça a curiosidade e nos dá mais possibilidades.
Realização
Toda vez que você guarda uma receita, um DIY ou a imagem de um cômodo como inspiração, e depois reproduz, o senso de realização fala muito alto. É o lance da expectativa atingida, do “sou capaz”.
Claro que às vezes rola uma frustração entre expectativa e realidade, mas FAZER já é um passo e tanto da realização.
Curadoria
Se você tem um site de conteúdo e quer fazer matérias sobre temas diversos, você pode usar o Pinterest como ferramenta de curadoria.
Crie um board (privado ou público) e guarde ali os itens que irão compor seu artigo. Uma ótima forma de organizar.
Comunidade
Quando você cria ou agrupa conteúdos similares, e faz isso repetidamente a partir do seu gosto pessoal, você evidencia o seu estilo. A partir disso as pessoas te reconhecem e passam a seguir os boards que geram identificação. E a identificação em vários conteúdos gera uma comunidade em torno dos seus boards.
Isso é bem mais forte no Pinterest que é uma rede muito visual.
Relevância
Ao postar/selecionar sobre determinados temas, você se torna relevante naquele assunto e as pessoas passam a te procurar quando precisam de algo relacionado.
Ser relevante no Pinterest é ter muitos re-pins e cliques nos seus conteúdos.
Anti-tédio
Você não tem conteúdo para selecionar, nem uma demanda específica para pesquisar então… use o Pinterest para espantar o tédio.
Navegue aleatoriamente até achar algo que te interessa (vai ser fácil) e vá conectando os nós. Depois de alguns minutos certamente você vai perguntar: como eu cheguei até aqui? Mas não sem antes ter espantado o tédio.
Novas perspectivas
Uma simples pesquisa pode te trazer muito mais sobre um tema dentro do Pinterest e, com certeza, te dar novas perspectivas do assunto. Uma receita, um ingrediente, um objeto de decoração, uma tatoo.
Planejamento de vida
Muita gente acha que o Pinterest é uma rede social de casamentos. Outra parcela acha que é usado apenas por arquitetos e decoradores ou como inspiração quando vocês está construindo ou decorando sua casa. Há quem pense ainda que só quando você tem uma festa para fazer você pode usá-lo. Ou seja, a rede está associada a ações e marcos de planejamento da vida.
E você pode usá-la dessa forma sim, organizando os boards desde o casamento e/ou compra da casa, até a chegada dos filhos, festas de aniversários e projetos para fazer em datas específicas.
Pronto! Consegui te convencer de que o Pinterest é uma SUPER ferramenta?
Convencida eu já tava! Mas adorei ler sobre as várias possibilidades.
Eu uso MUITO como ferramenta de curadoria e para planejar assuntos pessoais (festa do filho, estilo de vestir, reforma da casa).
Perfeito! Ja faz um ótimo uso entao!