empreendedorismo

Empreendedorismo e propósito!

13-11-2017 Publicado por Comportamento 0 comentário em “Empreendedorismo e propósito!”

O propósito está para o empreendedorismo assim como o foco nas pessoas está para o marketing e a comunicação.

Essa foi uma das constatações que fiz após participar do FESTEMP – Festival de Empreendedorismo da FIESP, organizado pelo CJE – Comitê de Jovens Empreendedores.

Se por um lado eu acumulo quase 18 anos na vida empreendedora (formal) e outros tantos como agência, por outro gosto sempre de me atualizar e estar próximo dos empreendedores pois eles são potenciais clientes e posso aprender, estando mais perto, quais são as suas demandas.

Empreendedorismo – oportunidades e desafios

Empreender pode ser algo que fazemos sem perceber. Costumo contar que eu já empreendia aos 10 anos, arrumando gavetas e armários da minha irmã em troca de umas moedas para comprar bonecas de papel. E eu nem sabia que isso era empreender.

A oportunidade de ser a dona do meu próprio negócio veio num momento em que eu estava estável num emprego do qual eu gostava, fazendo minha pós-graduação e pelas mãos de um amigo de infância.

Hoje vejo que foi um salto de pára-quedas sem dispositivo reserva e que, obviamente, se tornou uma viagem sem volta. E mais, me fez ampliar o leque de ideias e projetos para dividir com outras pessoas e empreender.

empreendedorismo

Lá no FESTEMP conheci as histórias de três jovens empreendedores que são considerados expoentes pois alcançaram o sucesso antes dos 30 – sucesso esse relativizado e contextualizado por todos, mostrando que tudo é uma questão de foco, oportunidade e, claro, um pouco de sorte.

Camila Achutti falou dos esteriótipos, de gênero e das dificuldades em sair da zona de conforto. Daniel Arcoverde falou do quanto é importante reconhecer na adversidade uma boa oportunidade e, se for preciso, readequar seu produto/serviço para isso.

E, para finalizar, Roger Koeppl contou sobre as voltas que precisou dar até chegar onde queria e entender o que gostava de fazer.

Os três falaram de propósito e do quanto isso é vital para o empreendedor ser feliz no dia-a-dia da empresa.

Comunicação e foco no usuário nas pessoas

Assisti ainda a fala dos Top Voicers do Linkedin – painel apresentado pela Carla Falcão do Social Mom, onde mesclaram conhecimento prático e suas jornadas sendo empreendedores de suas próprias marcas. Marcas que se formam pelas suas opiniões e textos na plataforma.

Carla Falcão apresentando o painel

Falaram também do propósito, de fazer o que se ama e gosta, além, claro, de ouvir e entender os leitores/seguidores para produzir mais conteúdos com os temas mais populares em seus perfis.

Para finalizar, Sérgio Gordilho da agência África, trouxe emoção e comunicação para o teatro.

Além de nos mostrar filmes publicitários incríveis, falou das grandes mudanças da comunicação nos últimos anos e o quando estar atento ao consumidor é importante. Aliás, não é usuário, como o pessoal de UX gosta de dizer, são PESSOAS.

E a mensagem final: Seja relevante (para o seu consumidor) ou morra!

empreendedorismo

Para mim, um evento como esse traz aquele gás e a certeza de que empreender foi o melhor caminho. Além disso, estar perto de empreendedores faz a cabeça fervilhar. E o networking é incrível.



Helena Sordili

Atua na área de design há quase 20 anos. Há 15 anos desenvolve projetos de design digital como sócia da Carranca Design, onde trabalha na direção de arte e atendimento aos clientes.

Tags: , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quero Receber as Novidades do Blog