Se por um lado alertamos que nosso tráfego não pode depender das redes sociais, por outro vale ressaltar o que o uso estratégicos delas pode fazer pela sua empresa, tanto em geração de visitas, quanto de leads e vendas. Use o Pinterest e você verá como!
Por que o Pinterest?
Se você acha que o Pinterest é apenas um bookmark de coisas bonitinhas e inspiradoras, está na hora de virar a chave e começar a olhar para essa mídia social sob a ótica de negócios.
O consumo de imagens e vídeos só aumenta e, segundo pesquisa da própria plataforma, 15% dos seus usuários já assistem vídeos por lá.
Imagine só que o seu conteúdo tem duas, três ou até cinco imagens para ilustrá-lo, sejam gráficos, infográficos ou fotos e que, para cada uma delas, você gere um PIN no seu board sobre o tema. Ao fazer uma busca, o usuário pode encontrar seu conteúdo por diferentes imagens que o representam.
Sim, há regras e dicas para fazer isso com melhor performance, mas isso é assunto para outro post.
Use o Pinterest Business
O relatório anual da Meeker mostra que, nos últimos dois anos, as audiências estão cada vez mais reconhecendo o Pinterest na frente de outras plataformas digitais – como o Facebook, o Google, o Snap e o Instagram – como um local para pesquisar produtos que desejam comprar. Além disso, o público também está mais inclinado a pensar em Pinterest como “um ótimo lugar para comprar coisas on-line” do que em 2015.
Uma estratégia cheia de bons resultados foi a utilizado pelo ETSY.
A plataforma de vendas implementou uma série de ações em duas vias: no site ETSY – com o botão de salvar mais visível e sempre disponível, por exemplo, e dentro do próprio Pinterest, com hunters divulgando seus achados, em pastas personalizadas, dentro do perfil Etsy na plataforma.
As ações tinham dois objetivos principais: branding e tráfego e conseguiu mais! As vendas aumentaram em 20% no período.
O melhor de tudo é que, desde que você use o Pinterest com regularidade e com as boas recomendações, os resultados virão, independente do tamanho do seu negócio. E, mais legal ainda, a plataforma não muda as regras e tem como foco claro o bom conteúdo para os seus usuários.
Quais são as “boas recomendações” para o Pinterest?
Em breve vou lançar um curso específico sobre o tema e falarei das recomendações e outros temas relacionados!
Mas a máxima para todas as redes: conteúdo de qualidade!
bjs